SEMINÁRIO NACIONAL DE
EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
10 a 13 de dezembro de
2014
Centro de Convenções do
Hotel Ouro Branco - João Pessoa/PB
APRESENTAÇÃO
O Sistema Único de Saúde tem buscado implantar e disseminar novos
modelos de assistência mais adequados à realidade cultural e social da
população brasileira e que não se restrinjam ao tratamento de avarias de órgãos
lesados dos corpos, mas buscando a integralidade, a promoção da saúde e o
enfrentamento dos determinantes sociais dos problemas de saúde. Um dos
principais entraves tem sido o perfil da maioria dos profissionais de saúde
disponíveis socialmente, formados de forma bastante voltada para o modelo
biomédico. Mas há também muitos trabalhadores que vêm desenvolvendo práticas
assistenciais muito inovadoras na perspectiva buscada pelo SUS, sendo várias
delas orientadas pela Educação Popular. Porém, não basta alguns trabalhadores saberem
desenvolver estas práticas; é preciso que este saber se generalize no sistema
de saúde.
A recente valorização de metodologias ativas e problematizadoras no
ensino em saúde tem ampliado espaço para presença da Educação Popular nesses
processos de formação profissional, mas de um modo pouco crítico, em que pouco
se discute sobre as diferenças entre as diversas perspectivas pedagógicas que
enfatizam estas metodologias. A maior tradição da Educação Popular de priorizar
as práticas pedagógicas junto à população e seus movimentos sociais, em
contextos pedagógicos informais, tem ainda dificultado a sua aplicação no campo
da formação em saúde.
O Ministério da Saúde
tem apoiado mudanças nos processos de formação profissional, seja nas
universidades, seja nas secretarias de saúde. A Política Nacional de Educação Popular
em Saúde aponta para a potência da Educação Popular em contribuir para esta
mudança na formação, mas pouco se tem pesquisado, discutido e divulgado sobre
os caminhos de aplicação da Educação Popular nos espaços mais formais de
ensino. O
Seminário foi pensado pelo movimento de Educação Popular em Saúde para pensar
estratégias de ampliação da presença da Educação Popular e avaliar sua contribuição na
reorientação da formação na saúde e difusão destes conhecimentos e
experiências.